VALE DO RIBEIRA E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS.


Quilombo uma palavra forte e que faz parte da história do Brasil é um sinônimo de luta pela liberdade, é uma luta que começou há mais de trezentos anos e assim surgiram as comunidades quilombolas e o Vale do Ribeira por toda a sua história permanece varias comunidades.
As comunidades do Vale do Ribeira são Ivaporunduva no município de Eldorado com 70 familias, Pedro Cubas também em Eldorado com 40 famílias, André Lopes com 76 famílias em Eldorado, ainda no município de Eldorado temos Sapatú com 82 famílias e Pedro Cubas com 22 famílias. No limite de município entre Iporanga e Eldorado temos as comunidades São Pedro com 39 famílias, Nhunguará com 91 famílias e a comunidade de Galvão com 29 famílias, no município de Iporanga também temos diversas comunidades, uma delas é a Maria Rosa com 20 famílias, Pilões       
com 51 famílias, Praia Grande 26 famílias e Porto Velho 9 famílias. No município de Iguape temos a comunidade Morro Seco com 47 famílias e o município de Itaoca temos a comunidade Cangume com 33 famílias..  Muita gente não sabe,mas a maioria dessas Comunidades são abertas para a visitação, principalmente para estudantes,  vem gente de todo o Brasil e até de outros países conhecer um pouco da história e principalmente da cultura dessa população.




Comentários