MISSA AFRO ENCERRA AS FESTIVIDADES


MUITO AXÉ E ALEGRIA  NA  MISSA  AFRO EM HOMENAGEM A SÃO BENEDITO ENCERRAM AS FESTIVIDADES EM IPORANGA. Por Paulo Sérgio Furquim..


 Num clima de alegria realizou-se nessa segunda, dia 02  de janeiro de 2012, as 19 horas, uma linda missa áfro, celebrada pelo padre Gilberto de Jacupiranga.
A celebração foi marcada pelos cânticos em ritmo que lembravam a capoeira e o ambiente um terreiro com um grande espaço ao centro para as apresentações das oferendas, da bíblia sagrada, e dos alimentos a serem compartilhados ao final da missa.
Na homilia o padre Gilberto pediu comentou sobre a falta de bons pastores  nos vários segmentos da sociedade. Falou sobre as discriminações raciais que o povo negro ainda sofre no Brasil e lembrou-se de algumas lideranças quilombolas que sofreram com a violência e até foram mortos (possivelmente fazendo alusão ao caso de Laurindo Gomes da Praia Grande desaparecido no inicio do ano passado.
Ao final da celebração o padre Argel foi convidado a dar uma palavrinha aos presentes e abençoar as oferendas, porém, o mesmo preferiu cantar e cantou algo que pedia a proteção da mãe de Jesus a qual Deus confiou a guarda de seu filho amado.
Após a benção final, chegou a hora tão esperada, a partilha dos alimentos trazidos pelos fieis. Bolos, biscoitos e diversos salgadinhos foram compartilhados com os fieis presente encerrando a celebração.
Lá fora da igreja de São Benedito, Juca Mané e Juca Tomate surpreenderam os povo com uma linda queima de fogos em homenagem a São Benedito e seus fieis.

Por Paulo Sérgio Furquim - Fotos e Texto - 04/01/2012
Obs: Clique nas fotos pra ver em um tamanho maior...








Por Paulo Sérgio Furquim - Fotos e Texto - 04/01/2012

Comentários