FENÔMENO SUPER LUA OBSERVADO EM IPORANGA


Evento ocorreu à 0h35 deste domingo, no horário de Brasília.  Veja as fotos do fenômeno observado em Iporanga.


O fenômeno acontece cerca de 12 vezes por ano e madrugada deste domingo, 6 de maio de 2012, foi mais especial,  pois coincidiu com a chegada da Lua Cheia, dando a impressão que o satélite natural da Terra estava maior e mais brilhante.
Fenômeno mostra Lua 14% maior e 30% mais brilhante.

Segundo o Observatório Nacional, a Lua não tem uma órbita circular. Durante a realização de sua rotação ao redor da Terra, em alguns períodos ela fica mais próxima do planeta, fato conhecido como perigeu. Quando a aproximação se dá junto com as fases da Lua Cheia ou Lua Nova, acontece o fenômeno conhecido como Super Lua ou Super Moon.
Segundo o presidente do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), Miguel Fernando Moreno a lua cheia nesse final de semana vai coincidir com o perigeu, com a época em que a Lua está mais próxima da Terra. Há realmente um aumento aparente de 4%, a 5%, uma variação muito pequena, imperceptível a olho nu".
A equipe do IPORANGA NA NET conferiu e capturou várias imagens da cidade de Iporanga, do nosso principal satélite natural.

Fonte das informações : http://londrina.odiario.com ( 06/05/2012 )

OBS: Clique na foto pra visualizar em tamanho maior...







Por: Paulo Sérgio Furquim ( Fotos e Textos )-  Nilton F da Silva (  Edição )-06/05/2012


Iporanga na NET... - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - É PROIBIDO QUALQUER TIPO DE REPRODUÇÃO, SEM AUTORIZAÇÃO...SE DESEJAR REPRODUZIR ENTRE EM CONTATO : iporangananet@hotmail.com

Copyright 2012 © Iporanga na NET...

Protected by Copyscape Online Copyright Protection





Comentários