CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO

Começa neste sábado (16) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. 


Serão vacinadas crianças até 5 anos de idade. A meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, é que imunize 80% da população desta faixa etária.
A novidade na campanha de 2012 será na segunda fase, quando ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação. Em agosto, todas as crianças nessa faixa etária devem voltar aos postos levando o cartão de vacinação. O documento será avaliado para que a criança receba as doses de qualquer vacina que estiver em atraso.
  É importante que os pais ou responsável pela criança não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação. A campanha se estenderá até o dia 6 de julho.
                                       FONTE: http://www.ovaledoribeira.com.br

A DOENÇA

  A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por três tipos de vírus. A maior parte das pessoas infectadas não apresenta paralisia, apenas sintomas leves, como infecção localizada na garganta ou intestino, que muitas vezes não são percebidos. O indivíduo pode infectar outras pessoas por meio de contato direto ou pela contaminação fecal da água ou alimentos. O vírus penetra no organismo geralmente pela boca, multiplicando-se inicialmente na garganta.
   Os sintomas da paralisia são febre, mal estar, dores musculares, distúrbios gastrintestinais, rigidez de nuca e paralisia súbita, principalmente de membros inferiores. Até o momento não existe tratamento especifico ou medicamento eficaz contra o vírus da poliomielite, portanto, a única medida eficaz é a vacina.
  O Brasil recebeu o certificado de erradicação da doença no ano de 1994, mas por medida de segurança, o país continua fazendo o controle da doença por meio da vacinação.
                      FONTE: http://g1.globo.com/

                                                    Reproduzido nesse blog: 14/06/2012

Comentários