NOVA BALSA FICA PRONTA EM IPORANGA


  Depois de quase um ano, as comunidades quilombolas de Pilões e Maria Rosa podem novamente fazer a travessia do rio Ribeira de Iguape.


Na  quinta-feira (28), ficou pronta a nova "Balsa dos Pilões". A construção da balsa custou 363 mil reais, dinheiro disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da intervenção do Secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, e da Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda, além de solicitações encaminhadas pelo Deputado Samuel Moreira e também pela Fundação Itesp.

Quando a antiga balsa afundou - em agosto do ano passado, devido a uma enchente - as comunidades quilombolas de Pilões e Maria Rosa passaram por grandes dificuldades: sem ela, ficaram comprometidos o transporte de alimentos, de crianças que precisavam frequentar a escola, de profissionais como médicos e dentistas, de equipamentos para a conservação de estradas do outro lado do rio e também de técnicos da Fundação Itesp, para a realização da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). 

A nova balsa prestará serviços no rio, substituindo a antiga. Inicialmente construída em Igaraçu do Tietê e posteriormente transportada a Iporanga - onde recebeu a montagem de acessórios finais - a balsa já foi lançada ao rio, no local de travessia, e presa nos cabos de sustentação. A Prefeitura de Iporanga irá protocolar a documentação para a regularização da Balsa dos Pilões na Capitania dos Portos de Santos, que depois de averiguação irá liberar o tráfego. Estão em finalização as obras de melhorias do atracadouro e dos portos de acesso e a autorização da Marinha para o início das atividades com o novo meio de transporte. 

O Prefeito de Iporanga, Ariovaldo Pereira, e os dirigentes das comunidades quilombolas de Pilões, José da Guia Santos, e de Maria Rosa, Levina Franco de Lima, agradeceram as participações - fundamentais, segundo eles - da Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda e do diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla nas negociações com o Governo de São Paulo para arrecadar verbas para viabilizar a construção da balsa .


OBS: Clique na foto pra visualizar em tamanho maior...





                                    SITE DO ITESP:      http://www.itesp.sp.gov.br

Fotos: Nilton F da Silva 

REPRODUZIDO NESSE BLOG POR: NILTON F.DA SILVA - 14/07/2012

Comentários