QUILOMBOS PARTICIPAM DE SEMINÁRIO E DA 5ª FEIRA DE TROCA DE SEMENTES E MUDAS

Fotos e Textos: Vagner Martins 

Nos dias 17 e 18 de agosto, na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira, foram realizados dois eventos ligados às comunidades quilombolas da região do Vale do Ribeira.

Dia 17, houve o “Seminário: Roças Quilombolas – Alimento, Cultura e Biodiversidade” e no dia

 18 a 5ª edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais.

No seminário do dia 17 foram abordadas questões partindo-se de três enfoques: as dificuldades e perspectivas do licenciamento para roças tradicionais; seu papel na manutenção da biodiversidade; e a relação dos jovens quilombolas com a tradição de suas comunidades. Na abertura do seminário, José Renato Lisboa, Coordenador da Regional Sul representando a Diretoria Executiva da Fundação ITESP, falou sobre a importância do evento para o fortalecimento das atividades de roça nas comunidades e manutenção da cultura quilombola na região. Marcelo Bento Nascimento da Silva, Analista de Desenvolvimento Agrário, representou a Fundação ITESP, falando sobre os conflitos da atividade agrícola tradicional quilombola com a legislação ambiental e licenciamento para roças.

Ao término do seminário houve apresentações culturais: a Romaria de São Gonçalo da Comunidade do Porto Velho, a Congada de São Benedito da Vila Nova Esperança, e roda de violeiros, entre outras atrações

No dia 18, foi a vez da 5ª edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais, com troca de variedades agrícolas entre as comunidades quilombolas, garantindo assim a conservação da diversidade agrícola fundamental para a segurança alimentar de todos. A iniciativa permite que agricultores tradicionais recuperem variedades de arroz, feijão, milho, mandioca, cará, abóbora, entre outras. Para Bendito Alves da Silva, o “Ditão” do Quilombo de Ivaporunduva: “É muito importante essa feira para resgatarmos as variedades locais que estão se perdendo, além de trocarmos conhecimento entre outros companheiros quilombolas”

Cerca de 20 comunidades localizadas nos municípios de Eldorado, Iporanga, Itaoca, Iguape, Registro e Barra do Turvo, além de representantes do Assentamento Carlos Lamarca, de Itapetininga e da Comunidade de Quilombo de Cafundó, do município de Salto de Pirapora e índios da Aldeia Tupimarim de Registro.

O seminário foi realizados pelo ISA e Associações Quilombolas com apoio da Fundação ITESP e dos parceiros: AIN/OD (Ajuda da Igreja da Noruega/Operação Dia do trabalho); CFDD (Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos); CEPCE (Centro de Educação, Profissionalização, Cultura e Empreendedorismo); EAACONE (Equipe de Articulação e Assessoria as Comunidades Negras e Quilombolas do Vale do Ribeira); FAQUIVAR (Federação das Associações Quilombolas do Vale do Ribeira); FF (Fundação Florestal); Núcleo Oikos; Prefeituras Municipais de Eldorado, Itaóca e Registro e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (SEC).



                                                                           Fotos e Textos: Vagner Martins 

OBS: Clique na foto pra visualizar em tamanho maior...










   Fotos e Textos: Vagner Martins 


Reproduzido por: Nilton F da Silva - 21/ 08/ 2012

Comentários