1ª FEIRA GASTRONÔMICA E CULTURAL EM IPORANGA


1ª FEIRA GASTRONÔMICA E CULTURAL É REALIZADA COM SUCESSO EM IPORANGA.
Inspirada na “Exporanga” (exposição de Arte e Cultura protagonizadas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio como proposição da disciplina Arte) realizada no ano passado na EE Nascimento Sátiro da Silva, realizou-se no dia 27 de outubro de 2012 a 1 ª Feira Gastronômica e Cultural de Iporanga-SP, onde o objetivo principal era cumprir um Dia de Atividade com alunos dando oportunidade a pessoas da comunidade para pudessem expor e comercializar produtos gastronômico tradicionais e contemporâneos, bem como revelar o protagonismo juvenil, onde alunos e outras pessoas da comunidade pudessem apresentar suas criações nas diversas linguagens artísticas.
A feira começou com os bastidores agitados tendo reunião previa para acertar detalhes tanto com professores, alunos bem como com os expositores da comunidade. Chegado o dia “D”, o trabalho iniciou-se bem cedo com a confirmação dos atrativos artísticos, logo após, houve o trabalho de preparo e ornamentação das barracas e finalmente às 18 horas deu-se o início da feira, porém um imprevisto passou a preocupar os organizadores e participantes, pois além da ameaça de chuvas iniciou um apagão que se estendeu por aproximadamente 2 horas e meia, porem, ninguém desanimou, e a luz dos faróis dos carros com o auxilio do  som automotivo a prossegui normalmente, dando um clima de nostalgia, relembrando o tempo em que os lampiões  das ruas da cidade apagavam-se as 10 da noite.
A festa ganhou nova vida com o retorno da energia elétrica que permitiu o uso da aparelhagem de som para a animação que ficou por conta de Eder na mesa de som e Paulo Sérgio no comando da locução.
Além das várias barracas de salgados, havia também a de caldo de cana, algodão doce, pula-pula, pescaria e muita gente bonita.
A programação artística foi protagonizada pelos alunos que se empenharam muito nos ensaios e fizeram muito bonito no teatro, na dança e na música, revelando assim, muitos talentos artísticos, fruto do intenso trabalho feito na escola onde se respeita e se incentiva a criação, a apreciação e a apresentação artística, de acordo com o currículo paulista de Arte .
As apresentações tiveram como tema a cultura afro onde as danças afros destacavam a desenvoltura do corpo como suporte na dança e as coreografias lembravam os movimentos do cotidiano afrodescendente, lembrada através da interpretação corporal das músicas Perola Negra de Daniela Mercury, Oh África do Akon,  Louca, Louquinha do DJ K9  e uma apresentação de capoeira.
Na música, os meninos e meninas do Projeto Guri entoaram e tocaram belas canções que homenageavam a vida no campo e o romantismo.
No teatro, a homenagem foi para os participantes da feira, cuja trama era o sonho de uma mãe de tornar seus filhos artistas demonstrando seus talentos na referida feira, peça que agradou muito, e que apesar dos transtornos causados pelo improviso, foi muito ovacionada pelo público presente.
Na parte de premiação e entretenimento, houve sorteios para o público presente e estreia do bingo digital, que chamou bastante a atenção do público que aprovou a novidade, segundo a  avaliação dos alunos da referida escola o “funk do Mané tá Com Pressa” foi muito legal.
Segundo a diretora Eunice da Silva Konesuk Barbosa, foi muito positiva a realização da feira, pois apesar do apagão, os expositores venderam tudo o que expuseram, com algumas exceções.
Os alunos do bairro Andorinha  não puderam participar devido a falta de transportes, mesmo sendo D. A. ( dia de atividade com aluno), portanto constando do Calendário Escolar.
Questionada sobre isso, a direção da escola afirmou que enviou e protocolou ofício na Secretaria da Educação Municipal que é responsável pelo transporte escolar, porém, não foi atendida a solicitação contida no referido ofício.
Segundo rumores, havia uma ordem (extraoficial) de não atendimento e nem permissão de participação por parte das escolas municipais, devido a secretária da educação municipal não ter sido convidada formalmente.
Encerramos essa matéria parabenizando a todos os organizadores e participantes pela bela iniciativa e esperamos que se repita anos após anos, pois se trata de uma festa que não onera os cofres públicos, difunde e media cultura e ainda da oportunidade de geração de rendas às pessoas da comunidade iporanguense.

OBS: Clique na foto pra visualizar em tamanho maior...




























 Por : Paulo Sérgio Furquim  ( Textos e Fotos ) - Cleonice L. B. Furquim ( Fotos )
Nilton F da Silva ( Edição ) - 30/10/2012

Iporanga na NET... - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - É PROIBIDO QUALQUER 
TIPO DE REPRODUÇÃO, SEM AUTORIZAÇÃO...SE DESEJAR REPRODUZIR ENTRE EM 

CONTATO : iporangananet@hotmail.com
Copyright 2012 © Iporanga na NET...

Protected by Copyscape Online Copyright Protection





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...