PROJETO AGENDA 21 ESCOLAR

Com a parceria da AMAIR, a secretaria da educação retoma AGENDA 21 nas escolas.
Durante a reunião de planejamento anual realizada no dia 15 de fevereiro de 2013, sexta-feira, Benedito Claro da Silva,  monitor ambiental e representante da Associação dos Monitores Ambientais de Iporanga e Região, AMAIR ,  foi convidado pela secretária da Educação Edivalda U. da Silva para explanar sobre o projeto Agenda 21 na Escola, projeto este que foi um compromisso assumido entre os professores, gestores e outros agentes educacionais e a AMAIR, durante o Seminário de Educação Ambiental realizado em 2006, no município.
Benedito expôs o projeto e falou sobre a importância que o setor da Educação tem em relação a realizações de projetos, devido ser a escola um nicho onde se encontram as crianças e adolescentes que poderão ser multiplicadores, incentivadores e praticantes de ideias.
O projeto pretende estimular a visita de alunos a locais como o Garimpo de Santo Antônio, Quilombos, comunidades tradicionais e outros. Visa também, estimular a educação ambiental, incutindo nos alunos as noções de relacionamento com a natureza, consumo e destinação de lixo.
Alguns professores lembraram que da outra vez a parte que cabia às escolas foi feito direitinho, porém o problema esta na destinação do lixo que atualmente é selecionado, mas não tem um local apropriado para ser enviado e o seu recolhimento é feito de forma inadequada pela prefeitura.
Benedito concordou com o questionamento e lembrou que a nova Secretaria de Turismo e meio Ambiente esta planejando estratégias viáveis para o recolhimento dos materiais recicláveis em separado dos resíduos orgânicos e outros lixos não aproveitáveis, porém demanda tempo, pois a prefeitura ainda não tem verbas para tais projetos, porém há a ideia de improvisar latões apenas para os recicláveis e coleta através de um caminhão especialmente adaptado para tal.
O projeto foi aprovado pela Assembleia de Professores e Gestores e será colocado em prática durante o ano letivo. Porém, como lembrou o Supervisor de Ensino Paulo Sérgio Furquim, o conteúdo a contemplados pelo referido projeto serão incorporados ao currículo e explorados durante as aulas normais e prioritariamente serão executadas as ações previstas que não representem ônus às finanças da Secretaria, pois há muitas pendencias que devem ser sanadas, porém, logo que a situação permitir, executa-se as outras ações.

Por: Nilton F da Silva ( Textos ) - Fotos cedidas : Benedito Claro da Silva ( 21/02/2013 )

OBS: Clique na foto pra visualizar em tamanho maior...



















Por: Nilton F da Silva ( Textos ) 
 Fotos cedidas : Benedito Claro da Silva ( 21/02/2013 )

Iporanga na NET... - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - É PROIBIDO QUALQUER 
TIPO DE REPRODUÇÃO, SEM AUTORIZAÇÃO...SE DESEJAR REPRODUZIR ENTRE EM 
CONTATO : iporangananet@hotmail.com
Copyright 2012 © Iporanga na NET...












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...