3 ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE PROMOÇÃO DA INTEGRIDADE RACIAL

Eldorado realiza a 3ª Conferência Regional de Promoção da Integridade Racial.
Como ocorrido na última edição, Eldorado foi a cidade escolhida, no Vale do Ribeira, para sediar a 3ª Conferência Regional de Promoção da Integridade Racial (PIR). O encontro, realizado a cada 4 anos, representa um espaço étnico-cultural de grande importância e tem o objetivo de discutir sobre políticas públicas para toda a sociedade.
O evento iniciou com um discurso sobre o histórico das últimas conferências (2005 e 2009), relembrado os debates, dificuldades e avanços obtidos. Na sequência, Elisa Lucas Rodrigues, representante do Secretário da Justiça do Estado e Coordenadora de Políticas Públicas para Negros e Indígenas, ministrou a palestra: “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: POR UM BRASIL AFIRMATIVO.” Elisa destacou a importância de monitorar todas as atividades para combate ao racismo. “Precisamos analisar profundamente o histórico das conferências anteriores, questionar sobre as mudanças, melhorias e ações planejadas que garantiram os nossos direitos”, reforçou Elisa.
Para proporcionar maior integração na conferência, os participantes foram divididos em grupos para que, juntos, pudessem pensar em novas ações e estratégias para promover o direito do cidadão, inserindo-o como membro da sociedade civil, além de garantir a erradicação das desigualdades raciais.
Os temas abordados neste encontro serão apresentados na etapa estadual da Conferência, agendada para o fim de agosto (23, 24 e 25). Entre os principais assuntos estão: “garantia de cotas, para negros e indígenas, em concursos públicos”; “Melhoria no sistema de divulgação da Promoção da Igualdade Racial, através de vários meios de comunicação”; “Participação efetiva de membros das comunidades junto ao poder público”.
Para fechar o evento foram escolhidos, através de votação em plenária, as principais propostas, além dos delegados e suplentes (4) que irão participar da Conferência Estadual.
“Esperamos que, através das conferências, a realidade negra e quilombola passe por mudanças positivas, pois hoje somos considerados minoria no âmbito socioeconômico, num país em que também somos a maioria em número de habitantes”, destacou André Luiz Pereira, Coordenador para Assuntos Quilombolas, na Prefeitura de Eldorado.

                                                  Comunidades

    Eldorado possui fortes laços históricos junto às regiões quilombolas e, recentemente, recebeu uma comunidade indígena Guarani, que se instalou no bairro Taquari (mesmo nome a batizar a Aldeia). O processo de entrada dos indígenas está regularizado junto a FUNAI e está sendo feito gradativamente.

OBS: Clique na foto pra visualizar em tamanho maior...


 Por: Paulo Braga
Diretor de Comunicação Prefeitura Municipal de Eldorado-
-------------------------------------------
Reproduzido nesse Blog em: 12/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...