POSSE DO 1º CONSELHO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Gestores da Educação Municipal participaram da posse do 1° Conselho Estadual da Educação Escolar Quilombola.
A secretária municipal de educação  Edivalda Ursulino e o supervisor de ensino Paulo Sérgio Furquim estiveram   presentes na Cerimônia de Posse dos integrantes do Conselho Estadual de Educação Escolar Quilombola, que aconteceu dia  21 de novembro de 2013, em um auditório da Secretaria Estadual de Educação.
Na oportunidade, vários representantes de quilombos do Estado de São Paulo marcaram presença e em destaque estavam os representantes dos Quilombos de Ivaporunduva professor Elson Alves da Silva e o professor Luiz Marcos de França Dias – Quilombo São Pedro e dona Diva, que foram convidados a compor uma das mesas formadas para explanar sobre a realidade da educação quilombola. Em suas falas, os quilombolas destacaram  o Artigo 68 da constituição Federal para fundamentar a  importância prioritária da titulação da Terra, pois sem ela a garantia de continuar preservando a cultura quilombola fica prejudicada. Foram enfáticos também, em alertar para que o referido Conselho seja atuante e não apenas mais um colegiado que venha a atender no papel o que é exigência da Lei, e que para que isso não aconteça, dona Diva pediu capacitação aos conselheiros.
O presidente do Conselho ressaltou que este em quantidade é maior que o Conselho Estadual de Educação, e que este era um momento histórico para sociedade paulista, pois, se trata de um Conselho inédito no Estado de São Paulo.
Durante a reunião houve uma explanação sobre o papel do referido Conselho na implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola proferida por Sergio Cardoso – diretor do NINC.
Um representante do Quilombo Bombas foi convidado e escolhido para compor o Conselho, porém, por motivo particular não pode se fazer presente, sendo assim, os quilombos de Iporanga foi representado pela senhora Benedita líder do quilombo de Maria Rosa.
O Secretário da Educação do Estado de São Paulo Herman Jacubus Cornelis Voowald não se fez presente, sendo representado por João Plma.
As Universidades Zumbi dos Palmares, USP, Unicap e CONAE estavam presentes através de Representantes.
O professor Paulo Sérgio Furquim supervisor de ensino do município de Iporanga, declarou que  esse Conselho será extremamente importante como referencia de implantação de politicas educacionais voltadas para a Educação Escola Quilombola, que deverá melhorar a qualidade de ensino ofertado a essa parcela tão desfavorecida da população que é tratada com uma igualdade desigual, pois a igualdade só é igual quando se garante as condições de acesso a escola de qualidade, a inclusão social, e outros fatores promovem a compensação daqueles que sempre estudaram em escolas multisseriadas, com estruturas comprometidas com currículos que não reconhecem a linguagem própria do educando. Diz ainda, que todos os gestores deverão estar atentos a Resolução nº 08/ 2012 do CNE/CNB.

OBS: Clique na foto pra visualizar em tamanho maior...








Por: Nilton F da Silva - 22/11/2013

Iporanga na NET... - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - É PROIBIDO QUALQUER 
TIPO DE REPRODUÇÃO, SEM AUTORIZAÇÃO...SE DESEJAR REPRODUZIR ENTRE EM 
CONTATO : iporangananet@hotmail.com
Copyright 2012 © Iporanga na NET...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...