DEFESA CIVIL DIVULGA NOVOS DADOS DA OCORRÊNCIA EM ITAÓCA - 14-01-2014

O governador Geraldo Alckmin passou a manhã em Itaóca para acompanhar o trabalho de ajuda à cidade atingida por inundações e deslizamentos.
    O município de Itaóca, na Região Administrativa de Itapeva, decretou Estado de Calamidade Pública em decorrência das perdas humanas e materiais, ocasionadas pelas inundações bruscas que atingiram a cidade na noite e madrugada dos dias 12 e 13 de janeiro.
    O governador Geraldo Alckmin passou a manhã em Itaóca para acompanhar o trabalho de ajuda à cidade atingida por inundações e deslizamentos.
    O secretário da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil coronel PM Marcos Aurélio acompanhado de equipes da Defesa Civil Estadual (CEDEC- SP), do Instituto Geológico, do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (GRAU/ Secretaria de Saúde) permanece no município a fim de auxiliar nas ações de resposta (socorro e assistência aos afetados), por meio da instalação de um Posto de Comando Unificado, localizado no Fundo Social do Município.
    A Força Tarefa do Corpo de Bombeiros foi acionada para suplementar as ações que já estão sendo realizadas.Compõem a equipe: 15 bombeiros, 4 cães farejadores e 5 viaturas.A Secretaria de Saúde enviou mais uma equipe (médico e enfermeiro) com vacinas, remédios para atender a população afetada.
    Uma aeronave da Polícia Militar (Grupamento Aéreo) está no local para auxiliar no reconhecimento e acesso a bairros isolados na cidade.
    Alckmin anunciou a construção de 90 casas no município, para as famílias que tiveram as moradias atingidas."Combinei com o prefeito: vamos fazer 90 casas aqui na cidade, e serão em outros locais", disse.Aproximadamente 100 moradias foram afetadas, até o momento foram localizados 12 corpos, dados preliminares informam que aproximadamente 332 pessoas (83 famílias) estão desalojadas, e 20 pessoas foram abrigadas na Escola Municipal Elias Lages de Magalhães.Há ainda registro de pessoas desaparecidas.Nesta data foram identificados 3 jovens do sexo feminino e um do sexo masculino.
    A CEDEC-SP já disponibilizou materiais de ajuda humanitária (produtos de higiene e limpeza e colchões) e está enviando mais material de Registro para o depósito de Apiaí, para, que, se necessário, seja utilizado em Itaóca.
    Ao todo, foram disponibilizados cerca de: 300 cestas básicas, 1000 colchões, 260 kits de vestuário (agasalho), 145 kits de higiene pessoal e 100 kits de limpeza.
Municípios vizinhos (Apiaí e Ribeira) o DER e a CODASP disponibilizaram maquinários (caminhões e retroescavadeira), para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução das vias, e a SABESP fornece ainda água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.
A prefeitura divulgou o número da Conta do Fundo Social de Itaóca, Banco Bradesco, agência é a 2027-3 e conta 1003321-7, para realizar doações às vítimas da ocorrência. Alckmin disse ainda que o Estado vai reconstruir a ponte que dá acesso à cidade, destruída durante a inundação."Houve uma chuva de 200 mm, localizada.Não foi nem na cidade, foi na serra.Então, o deslizamento da serra moveu árvores, que vieram com as águas.Quando chegou à cidade, a ponte foi quase que um dique, que causou todo este problema", disse."A ponte era antiga, com muitas pilastras, o que formou um dique, e o rio saiu do leito, formando outro rio do lado, que levou as casas.Então, a ponte terá que ser refeita, e nós vamos refazê-la com concreto armado, mais alta e com arco, sem nenhum pilar."
    Para esta noite e para amanhã (15/1) há previsão de pancadas de chuvas curtas é de fraca a moderada intensidade.



FONTE: http://www.defesacivil.sp.gov.br/v2010/portal_defesacivil/index.asp

REPRODUZIDO NESSE BLOG EM: 14/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...