PRODUTO OLEOSO VAZOU NO RIO RIBEIRA

CETESB confirma que produto oleoso vazou no Rio Ribeira após enchente em Itaoca. Em Iporanga peixes aparecem mortos e boiando.
    A Coordenadoria Regional de Defesa Civil comunicou, na tarde desta segunda-feira (13), que a Cetesb detectou um vazamento de um produto oleoso no Rio Ribeira de Iguape, próximo ao município de Itaoca, que foi atingida por um temporal na madrugada deste domingo (12). Segundo a Prefeitura, pelo menos cinco pessoas morreram, cerca de 20 estão desaparecidas e mais de 100 casas foram afetadas.
     De acordo com a nota emitida pela Defesa Civil, houve um derramamento de um produto oleoso que provocou uma mancha com o produto, que está se deslocando ao longo do Rio Ribeira de Iguape em direção a sua foz. Diante do ocorrido, a Defesa Civil alertou todos os municípios, que ficam próximos as margens do rio e de Itaoca, para que tomem medidas de prevenção. Além disso, as pessoas devem evitar a utilização das águas do Rio Ribeira para qualquer tipo de consumo, até que a mancha se dissipe.
   A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que segue monitorando as margens do rio Ribeira de Iguape, desde Iporanga até Registro, em função de contaminação de um produto sobrenadante, de aspecto oleoso, mas ainda não identificado. Segundo a empresa, a extensão da contaminação só será confirmada com  um sobrevoo que ocorrerá nesta terça-feira.
     Para proteger a captação de água, a Cetesp irá instalar barreiras na região. Os técnicos da companhia ainda buscam identificar a possível fonte geradora dessa contaminação; uma vez que foi descartado que o produto seja óleo diesel, proveniente do município de Itaoca, em razão das fortes chuvas que caíram no último domingo (12). Os funcionários da Cetesb já se dirigem para a captação de água do município de Eldorado a fim de avaliar o cenário. Em função dessa contaminação os meios água, fauna, flora e solo foram atingidos, causando ainda a mortandade de peixes.

Fotos: Dillan Mendes

OBS: CLIQUE NA FOTO PRA VISUALIZAR EM TAMANHO MAIOR...








Fotos: Dillan Mendes
Reproduzido nesse Blog em: 14/01/2014





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...