DESFILE CÍVICO EM IPORANGA

ESCOLAS UNEM-SE E REALIZAM DESFILE CÍVICO DA INDEPENDÊNCIA.
     Aconteceu na cidade de Iporanga-SP, um desfile cívico em comemoração ao “Dia da Independência”, onde escolas participantes desenvolveram  apresentações que alem de chamar atenção para os heróis da Independência do Brasil e suas lutas, destacaram também os legados percebidos através do patrimônio cultural local.
  A abertura da cerimônia foi feita com a chamada das autoridades locais subir ao coreto da Praça Luiz Nestlehner, onde a Diretora da EE Nascimento Sátiro da Silva e Historiadora Soraia da Silva Konezuk que explanou sobre a importância do momento histórico da Independência do Brasil e o momento contemporâneo com seus contrates que carecem de uma nova consciência política, étnica, social e ecológica, em que as desigualdades sejam diminuídas e a diversidade seja vista como uma riqueza em não como motivos de injurias raciais sofridas principalmente por um dos povos formadores da sociedade brasileira, os afrodescendentes que tanto contribuíram para a construção de nosso país.
   A presidente do Grêmio senhorita Akza recepcionou o público presente dando lhes  as boas vindas e falou um pouco sobre a importância da data em questão.
  O Prefeito Valmir da Silva parabenizou a todos pelo evento e falou também sobre a importância histórica do 7 de setembro para a nossa nação.
   A EMEI Portal do Saber levou para o desfile o tema Flora e Fauna do Brasil, a consciência ecológica para preservar o nosso país. A graciosidade dos pequenos estudantes foi muito aplaudida pelo público presente durante a passagem perante o palanque das autoridades e na apresentação artística da coreografia da música Planeta Azul (Chitãozinho e Chororó). Lembrando que não basta ter um país independente, mas temos que ter também um país com riquezas naturais preservadas.
A EMEF Nascimento Sátiro da Silva ressaltou a importância do nosso patrimônio cultural local levando para o desfile a figura do mascarado, fazendo alusão a liberdade de expressão e a contribuição desta figura para o carnaval local que atrai pessoas do Estado  de São Paulo, do país e até do estrangeiro para conhecer esse legado que se destaca durante a maior festa do planeta. A escola também levou para o desfile crianças caracterizadas de prefeitos e primeiras damas que fizeram parte da história do município de Iporanga e foi muito aplaudida pelos presentes. Através de apresentação artística na linguagem música, foi feita uma homenagem ao município.
   A EMEIEF José Maciel da Silva (Bairro Castelhano) desenvolveu o tema a Independência e o patrimônio cultural quilombola, proporcionando aos apreciadores a oportunidade de conhecer parte do patrimônio cultural material e imaterial quilombola através dos utensílios domésticos e ferramentas utilizadas no cotidiano das comunidades tradicionais. A escola fez duas apresentações artísticas na linguagem dança, onde os temas afros tiveram destaques através de “Negro Rei” e a “Dança da Mão Esquerda” que foi muito aplaudida pelo público presente.
    A EMEIEF Vitor Rodrigues da Motta (Bairro Serra) desenvolveu o tema Independência e o Eco Turismo, fazendo refletir que não basta sermos independentes, mas temos que ser auto sustentáveis, não adianta ter beleza e a barriga vazia, é necessário explorar de forma responsável os nossos recursos naturais, sem degradações ou prejuízos para o ecossistema. O potencial  turístico através das visitas as centenas de cavernas, esportes radicais dentre eles o acqua raids (boia cross) foram lembrados através dos figurinos e cenografias  utilizadas pela escola. A apresentação foi muito elogiada pelo público presente.
   A EE Nascimento Sátiro da Silva levou para o desfile a homenagem aos heróis da Independência utilizando para isso a linguagem Artes Visuais, onde retratos dos personagens precursores e também aqueles que lutaram em batalhas armadas na continuidade do processo de independência do Brasil principalmente na Bahia, contando assim um pouco da história da nossa libertação do domínio português. O patrimônio cultural local também foi lembrado através da apresentação da linguagem Artes Visuais com maquetes da canoa indígena, da balsa de Nossa Senhora do Livramento, da pintura de paisagens do município, tendo ainda, várias referencias a conscientização ecológica através das faixas com frases reflexivas sobre o uso correto da água, do solo, da emissão e destinação do lixo, lembrando que a liberdade deve ser fortalecida com a responsabilidade com as questões ecológicas. A figura do tropeiro foi lembrada por alguns alunos que desfilaram em cavalos e mulas ressaltando a importância das tropas para o transporte de riquezas na época do império e a atualmente para comunidades como bombas e morro do chumbo.
       As eleições também foram lembradas pela escola, onde a figura de uma urna e frases de apelo à importância do voto em candidatos com fichas limpas tiveram destaques no desfile.
    O desfile teve como proponente o Grêmio Estudantil Jovens Descobridores, da E.E. Nascimento Sátiro da Silva, onde o professor Paulo Sérgio Furquim foi o autor do projeto que foi aceito pela comunidade escolar estadual Nascimento Sátiro da Silva e estendido o convite para algumas escolas do sistema municipal de ensino que aderiram à ideia e participaram com louvor.
     Em relação a opiniões dos espectadores, a grande maioria gostou do desfile, pois, lembrou os grandes desfiles que aconteciam nos anos setenta e oitenta. Algumas pessoas disseram que nunca tinham visto um evento tão bonito onde o protagonismo juvenil ficou evidente.

Fotos: Dillan Mendes

OBS: Clique na foto para visualizar em tamanho maior...








































Fotos: Dillan Mendes
Textos: Nilton F da Silva
14/09/2014 
Textos corrigido em: 29/09/2014

Iporanga na NET... - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - É PROIBIDO QUALQUER TIPO DE REPRODUÇÃO, SEM AUTORIZAÇÃO...SE DESEJAR REPRODUZIR ENTRE EM CONTATO : iporangananet@hotmail.com
Copyright 2012 © Iporanga na NET..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...