UMA AVENTURA NA “TRILHA PORTAL DA CASA DE PEDRA”

A Casa de Pedra é um dos núcleos de visitação do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) em Iporanga. É um lugar fantástico. 
    A dimensão da entrada da Caverna impressiona. Cercada por Mata Atlântica preservada, com as riquezas que só a Mata Atlântica possui, há nesse lugar uma energia muito forte: as cenas vistas durante o percurso são, sem sombra de dúvidas, de emocionar. Dentro de todo o roteiro que fizemos, não há somente o aspecto natural que é muito forte, mas também o aspecto histórico e cultural dessa região. A contribuição do nosso guia, o Valdemir Santos (Peixe-Frito), foi fantástica. Contou cada acontecimento interessante relacionado ao povo e a cultura local ,sem dizer das questões políticas envolvendo a história do PETAR. Vale a pena a pesquisa. 

                               Alguns fatos sobre a Casa de Pedra:
 *Fragmentos do diário de viagem de Martim Francisco Ribeiro de Andrada, escrito em 1805, descrevem a sua passagem pela Casa de Pedra (então Lapa de Santo Antônio);
* 1962: Pedro Comério, M. Le Bret e outros reencontram a caverna;
 *Ainda em 1962, Le Bret e P. Slavec realizam a primeira topografia da caverna;
*1964: é realizado o primeiro Congresso Nacional (Brasileiro) de Espeleologia na boca da caverna;
*No início dos anos de 1980 o Parque foi efetivamente implantado e começou a receber uma visitação mais regular, com aumento significativo a partir da segunda metade dos anos 1990. A cavidade se localiza no Núcleo Caboclos, ainda com pouca visitação.
*Nos anos 1990 o GPME e UPE realizam novo mapeamento da cavidade, realizando escalada e descoberta de galerias superiores no pórtico principal;
*Acidente fatal em 2003 devido a inundação repentina da galeria do rio, o que motivou o fechamento da cavidade até a realização de estudos de riscos e seu plano de manejo. (Fonte: Fundação Florestal.SP)
Surpreendente
    Caminhar pela Mata Atlântica, numa das áreas com maior patrimônio espeleológico do Brasil, não tem preço. As famosas cavernas do PETAR, com suas dimensões incríveis e seus mistérios, são obras fantásticas do criador e que merecem ser visitadas por todos.A Mata, sem comentários: plantas diversas, o clima, a diversidade de espécies etc. No sumidouro  da Casa de Pedra, sem dúvida algo espetacular: o imenso paredão de calcário com 215 m de altura, o maior do planeta. Entrar, por enquanto não foi possível. A entrada ficou proibida após um acidente ocorrido em 2003.Alguns trabalhos publicados na internet mostram o interior da caverna.  A duas trilhas na Casa de Pedra, sendo a que fizemos, no Pórtico da Igreja e também pela ressurgência chamada Santo Antônio.


Fotos: Nilton F da Silva - 22/12/2014

OBS: Clique na foto para visualizar em tamanho maior...



















Fotos: Nilton F da Silva - 22/12/2014





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...