SEMINÁRIO DISCUTIU TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM IPORANGA


Iniciativa da sociedade civil reuniu povos tradicionais para debaterem a alternativa de crescimento sustentável do Vale do Ribeira.
      No último sábado (31 de janeiro), o I Seminário de Turismo de Base Comunitária de Iporanga aconteceu no Salão Paroquial de Iporanga. Idealizado pela Morpho Turismo (com o apoio de diversas instituições e voluntários), unificou 102 atores comprometidos com o desenvolvimento sustentável no Vale do Ribeira, de diversas localidades da região. “O Seminário foi uma consequência natural dos passos que nós e os moradores do Quilombo Praia Grande demos durante 2014 em direção ao Turismo de Base Comunitária”, esclarece Mariana Gouveia, da Morpho Turismo. Moradores e lideranças de Quilombos como Ivaporunduva, Pilões e Bombas, habitantes do Bairro Ribeirão, caiçaras de Cananeia, entre outros, fortaleceram o encontro participativo. “Precisamos reforçar a identidade da comunidade quilombola, porque se antes a versão da história do negro era contada por quem queria, hoje é contada por nós”, disse Paulo Pupo, liderança de Ivaporunduva, durante palestra.  A atividade foi gratuita e contou com palestras e oficinas. 
       Respeito e valorização das características ambientais e socioculturais dos municípios e povos foram o ponto forte do encontro. Os participantes saborearam café da manhã e almoço com ingredientes tradicionais, como pasteizinhos de milho recheados com palmito cultivado, mandioca frita e paçoca. Personalidades importantes da tradição de Iporanga abrilhantaram o evento, como D. Tide e o artesão Sr. Arabelo. “Foi uma grande oportunidade para comunidades tradicionais mostrarem o que elas têm para oferecer, e um momento de reflexão sobre como cada um pode contribuir para o desenvolvimento de um turismo bom para todos”, concluiu Fátima Bastos, Coordenadora Geral do evento.

      Idealização: Morpho Turismo. Apoio: ABRISA (Associação de Moradores e Produtores do Arraial de Santo Antônio Bairro Ribeirão); Arraial de Santa Ana; Associação dos Remanescentes de Quilombo do Bairro Praia Grande; Associação Quilombo Ivaporunduva; Ecoefeitos; Escritório de Contabilidade de Iporanga; Escola Estadual Nascimento Sátiro da Silva,  IPBio- Reserva Betary; Mercado Fátima; Mercado MS; Mercado Valor; Paróquia Santana de Iporanga; Pizzaria Ceci; Pousada Casa de Pedra; Pousada da Diva; Pousada Iporanga; Pousada Looze; Núcleo Terra Viagens & Turismo; Prefeitura Municipal de Iporanga (Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e Secretaria de Educação) Também apoiaram: Amanda Barral, Ana Gláucia Martins, Dillan Mendes, Eder Christian,
 Elisabeth Nunes, Fabiana Noremati, Gulu, Kennedi Ubirajara, Lucia Claro da Silva, Luciane da Rosa, Mariana Gouveia, Nair Lameu, Seu Juquica, Shimi Horiy, Tati Fortes, Terezinha 




Mais informações: morphotur@gmail.com
(11) 97322-3507 (Fátima Bezerra)
(15) 99629-8824 (Luciane Rosa)
Imprensa: aggnestar@gmail.com
(11) 992312181 (Aggnes Franco)

FOTOS:  Aggnes Franco, Amanda Barral, Antônio Passaty e Fátima Bastos.


OBS: CLIQUE NA FOTO PARA VISUALIZAR EM TAMANHO MAIOR...
































Mais informações: morphotur@gmail.com
(11) 97322-3507 (Fátima Bezerra)
(15) 99629-8824 (Luciane Rosa)
Imprensa: aggnestar@gmail.com
(11) 992312181 (Aggnes Franco)

FOTOS: Aggnes Franco, Fátima Bastos e Antônio Passaty.


REPRODUZIDO NESSE BLOG: 06/02/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...