LANÇAMENTO DE DOIS LINDOS ROTEIROS DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM IPORANGA


    A Comunidade de Praia Grande é um dos quilombos mais afastados da cidade de Iporanga. Para chegar lá é preciso um barco a motor que suba o rio Ribeira por cerca de 40 minutos. Ainda é possível fazer um trecho por uma estrada de terra para quem gosta de se aventurar nas quatro rodas. Mesmo assim há um trecho de rio para atravessar.
   O acesso é também um incrível atrativo para conhecer o Quilombo, pois o caminho pelo rio ou pela estrada é cheio de encantos. Porém, o  encanto maior certamente está depois de chegar e conviver algumas horas ou dias na comunidade.  As histórias, a simplicidade e sabedoria de quem sempre viveu da terra, no envolvimento com a Natureza e com ela aprendeu a constituir um modo de vida cheio de riquezas e particularidades.

O FOGÃO A LENHA, O TACHO PRA FAZER O BIJU DE MANDIOCA, AS CASAS DE PAU A PIQUE, O CAFÉ PILADO… A CONVERSA MANSA, A LUTA DIÁRIA.
    Em 2014 a Morpho Turismo realizou oficinas de planejamento participativo na comunidade a fim de compartilhar o conhecimento e levantar oportunidades e demandas a respeito da realização da atividade turística no Quilombo. Em janeiro de 2015 aconteceu o Primeiro Seminário de Turismo de Base Comunitária de Iporanga que juntou o Quilombo de Praia Grande e o Bairro Ribeirão pela primeira vez.
   Ao longo do ano as duas comunidades aprofundaram seus roteiros, receberam grupos e se juntaram novamente em novo evento, dessa vez o Lançamento dos Roteiros de Turismo de Base Comunitária: Quilombo de Praia Grande e Histórico do Bairro Ribeirão; que aconteceu no Núcleo Ouro Grosso do PETAR no dia 03 de dezembro.
    Representantes do Bairro Ribeirão e da Praia Grande marcaram presença apresentando seus roteiros e suas experiências com o Turismo de Base Comunitária para um público diverso que contou com moradores, empresários do Turismo e Monitores Ambientais locais, servidores das prefeituras de Apiaí e de Iporanga, do Estado e do Governo Federal, amigos, apoiadores, professores e até mesmo o prefeito de Iporanga, Sr Valmir da Silva. Sem falar na “caravana” de moradores do bairro Ribeirão que, mesmo embaixo de chuva não deixaram de enfrentar a pé a lama de acesso ao núcleo do parque para prestigiar e celebrar a conquista.
    A comunidade mais antiga da zona periurbana de Iporanga está na direção contrária do Quilombo de Praia Grande geograficamente falando, contudo estão olhando na mesma direção: ambas reconhecendo no Turismo de Base Comunitária uma estratégia de valorizar e reconstruir suas histórias e cultura, melhorar a condição de vida das famílias e proporcionar um futuro sustentável para os jovens e próximas gerações.
    AINDA, AS DUAS SÃO ORIGINÁRIAS DA MESMA HISTÓRIA: A MINERAÇÃO QUE TROUXE PARA ESSAS VILAS OS COLONIZADORES E OS ESCRAVIZADOS.
OS QUE LUTARAM,  NA CONSTRUÇÃO DA VILA OU POR SUA PRÓPRIA LIBERDADE SÃO OS ANTEPASSADOS DAS FAMÍLIAS QUE HOJE SE JUNTAM PARA RECONTAR ESSA HISTÓRIA E VALORIZAR SEUS COSTUMES…
 …tais como a culinária,  atrativo especial da noite do  evento. Não faltou talento e conhecimento ancestral na mesa do café.
    Todos os pratos preparados pelas sábias cozinheiras do Bairro Ribeirão e do Quilombo Praia Grande fecharam o evento em grande alegria e contentamento. Culinária também é cultura e, sabemos, em cada prato daqueles (vejam as fotos) há muita história, sabedoria e tradição no preparo e no cultivo dos ingredientes.
  O evento foi organizado pela Morpho Turismo, ABRISA-Assoc. de Moradores e Produtores do Arraial de Santo Antônio Bairro Ribeirão e Associação dos Remanescentes do Quilombo de Praia Grande. E contou com o apoio do Estúdio AyÜn e da Prefeitura Municipal de Iporanga.

Leia mais sobre o roteiro do bairro Ribeirão clicandoAQUI.
Com alegria de ver este resultado – que é só o começo,

#AmandaBarral – fotos e textos.

OBS: CLIQUE NA FOTO PARA VISUALIZAR EM TAMANHO MAIOR...













#AmandaBarral – fotos e textos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção !!! Comentários anônimos não serão publicados..Obrigado !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...